www.HORNOSARTESANOS.com
Construya su horno de leña con adobes, barro, refractarios


Horno de Santiago en Brasil

Hola mi nombre es Santiago les escribo de Brasil en donde hice mi horno a Barro. Les agradezco por la página que me fue muy útil. De novedoso mi horno lo construí con la chimenea al frente, hice esto pues así evito la salida del humo por la puerta. Otra novedad es que use soga, en el lugar de bosta de caballo, al hacer la mezcla de barro. Aquí les envió las fotos, y los comentarios en portugués caso exista otros Brasileros o portugueses-hablantes interesados en construir su propio "FORNO A LENHA"

Santiago e Diomário

 

O motivo da construção deste forno a lenha, foi aproveitar as sobras de lenha que vinham das podas das arvores de nosso jardim, e principalmente para deliciar a família, com as maravilhas que só este tipo de forno pode proporcionar.

Alem de toda a ajuda e informação que consegui neste no http://www.hornosartesanos.com não posso deixar de expressar minha gratidão a minha mãe que sempre cultivou em nos o gosto pela boa cozinha, e ao meu Irmão um verdadeiro e incansável engenheiro, que construiu destruiu e reconstruiu seu forno pelo menos umas 3 vezes, ate chegar ao aperfeiçoamento. Foi comendo as deliciosas pizzas na casa dele que me abriu o apetite em construir o "nosso" forno.

A primeira etapa na construção do forno foi comprar a porta, pois era ela que definiria o tamanho deste. Como a família é grande conseqüentemente a fome também, optamos por uma porta retangular de ferro fundido de 40 x 50 cm. Com este tamanho resolvemos fazer o forno com 110 cm de diâmetro.

A seguir coloco um primeiro esboço do que seria o forno, neste caso considerando um diâmetro interno de 100 cm e uma porta semicilíndrica.

A escolha do local do forno foi de suma importância. Ele deveria ficar perto da churrasqueira, uma vez que muitas vezes e possível aproveitar as brasas geradas no forno, para assar um belo churrasco. Outro detalhe é que ele deve ficar coberto, pois quanto mais seco estiver o forno, melhor ele funciona, ou seja, não pode pegar chuva!!! E por ultimo deve ficar perto do local de comer.

Estes detalhes foram os que dificultaram um pouco a execução do projeto, uma vez que tivemos que construir uma plataforma de 3 metros de altura para atingir nossos objetivos.

Feita os fundamentos, fizemos o quadrado externo de 3 fileiras de tijolos, e dentro colocamos uma camada de 7 cm de areia fina, e muito importante, "seca". A seguir colocamos uma camada de 7 cm de cinzas finas provenientes de uma caldeira industrial. E em cima destas cinzas, bem compactadas, assentamos os tijolos refratários, um do lado do outros, sem espaço de juntas, sobre uma fina camada de argamassa.

Feito isto, buscamos o meio da base onde foi fixado um prego. Neste colocou-se uma linha, com 55 cm de comprimento, que é o que vai orientar a colocação dos tijolos que formam a abobada.

Como massa foi usada a mistura de barro vermelho, açúcar, água, um pouco de cimento. Esta mesma massa, junto com cipó desfiado foi usada para dar a cobertura de aproximadamente 10 cm de barro em todo o forno. A função do cipó é evitar rachaduras, e utilizamos este ao invés da tradicional bosta de cavalo.

Um detalhe importante foi colocar a chaminé na parte da frente do forno, e de um diâmetro relativamente grande, 20 cm. Estes detalhes impedem a saída de fumaça pela porta, e faz o fogo e o calor, circular por toda a extensão do forno antes de sair. Isto é fundamental, principalmente na hora de fazer pizzas, onde é necessário sempre manter um fogo acesso no fundo do forno e cozinhar com a porta aberta, para poder trabalhar a pizza na pedra.

A seguir coloco as fotos da seqüência de etapas. Espero poder ter ajudado alguém a construir seu forno com minhas dicas. Bom Apetite...

 

CONSTRUTORES

 

 

PREPARAÇAO DA MASSA

 

 

ABOBADA E CÚPULA

 

CAMADA DE BARRO E LOCAL DA SAIDA DA CHAMINÉ

 

 

DIOMÁRIO "EL JEFE"

 

 

OBRA ACABADA

 

COZINHANDO UMHHH...

   

FINAL VISTA DE FORA

www.hornosartesanos.com